sábado, 29 de março de 2008

BLOGS: UM RECURSO E UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA


De acordo com Maria João Gomes, hoje em dia, o blog é muito explorado nas escolas, quer como “recurso” quer como “estratégia” pedagógica.
Os blogs são de autoria individual e coletiva direcionados por professores, de professores e alunos, voltados para temáticas de disciplinas específicas e os sistematizados para alcançar uma dimensão transdisciplinar.
Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser espaços: de acesso à informação especializada e de disponibilização de informação por parte do professor. Enquanto estratégia pedagógica podem assumir a forma de espaços: de intercâmbio e colaboração, de debate-role playing, de integração e também de portifólio digital.
Cada vez mais amplia-se o número de bloggeros no âmbito educacional em diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino médio. A explosão do uso do blog vem crescendo diariamente em ritmo acelerado por todo o mundo.
O termo “blog” é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”. Jorn Barger (4) usa o termo como sendo uma página que se pressupõe ser atualizada frequentemente por mensagens que se designam “posts” - constituídas por imagens e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor apresentados cronologicamente ascendente, onde as mensagens mais recentes normalmente são apresentadas em primeiro lugar.
Segundo a Autora, não estamos diante de uma “moda” passageira mas sim, de um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino e de aprendizagem.

Maria João Gomes
Universidade do Minho - Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa-mjgomes@iep.uminho.pt



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial